Thursday, January 13, 2011

Kona Wind 12 jan 2011

Parecia que o telhado ia cair em minha cabeca. O volume de agua que caia do ceu era intenso. A tempestade havia se instalado. O vento da doenca, como eh chamado pelos havaianos, tinha trazido um ar sombrio, chuvoso e cinza. O vento Kona eh semelhante a um sudoeste, a unica diferenca eh que nao vem swell em seguida, so o tempo ruim. Apesar disso estava feliz e ancioso. Sabia que em poucas horas daquela manha estava prestes a acontecer um fenomeno raro. Por entre as nuvens o sol vinha pedindo passagem, trazendo um tom surreal aquele ambiente e ilumindo o palco para o espetaculo. Kona wind, eh sinonimo de kite em Lenes. Aguardo essa condicao e fico de prontidao para poder desfruta-la. Goofy-Lenes-Kona-Kite-Swell, quinteto campeao!


Tudo bem que o vento eh rajado. Cheio de socos que te tiram da prancha e o atiram no ar, rajadas que parecem que vao romper o tecido da pipa. Cheio de buracos, falhas e vazios que te fazem trabalhar o kite para pegar pressao e fazem temer ver a pipa na agua diante de uma serie. O que isso importa se esse fenomeno so acontece poucos dias por ano. Podemos contar em dedos de uma mao. Foi o melhor velejo do ano ate agora sem sobrar nenhuma duvida ou questionamento. Por estes motivos eh uma situacao desafiadora, que motiva e exige o maximo de sua capacidade.

Presentes na agua estavam uns dos melhores windsurfistas do mundo. Robby Naish era o sindico, o capitao. Sua linha redonda, estilo polido, inconfundivel.
Jason Polakow, Kai Leni, Robby Swift eram outros poucos que testavam os seu limites.
Robby Naish e Jason Polakow
Kai Leny
Kai e Robby

Ainda estou com aquela onda na memoria. Vindo por de atras do pico, vendo a parede correr na frente e se tornando mais ingreme a cada instante. O lip pedindo para ser escovado. Ou entao outra, num momento de tensao: depois de uma rasgada volto entrando em uma cavada olhando o lip e quem estava na minha direcao? Kai Leni. Alivio e saio da onda ou porro o lip e tento voltar da manobra? Porro o lip! Mas com pouco espaco a linha do kite bateu no mastro do wind dele e kiteloop estrondando o kite na agua. Eu prum lado e Kai Leni pro outro. Achei que ia dar pra passar, nao deu. Foi mau, desculpae! Sem maiores consequencias, consegui relevantar a pipa sem que uma serie me varresse. Kai tomou umas duas na cabeca e ja estava saindo pro outside pronto para quebrar mais uma onda.
Eu e Kai prestes a nos chocar
Depois de umas tantas ondas surfada e sentindo o vento abaixar, dei um bordo no horizonte e voltei para a praia de Lenes. Missao cumprida. Session feita, sem nenhum corte, kite inteiro. Sorriso de orelha a orelha, endorfinado!
Vou ver se consigo mais fotos, a sessao foi longa e o Jimmie so chegou no final.

2 comments: